Diário do Eco-escolas

15 de Novembro de 2010

Hoje iniciámos o tratamento do compostor da nossa escola.
Esta tarefa foi iniciada juntamente com a turma A e C da nossa escola, pois estamos a cumprir uma actividade do Eco – escolas.
Sendo assim, dentro do compostor colocámos paus, folhas e restos alimentares (cascas de batatas, restos de fruta, etc).
Foi divertido.          
                         

9 de Fevereiro de 2011
Hoje fomos novamente à horta da nossa escola.
Primeiro, espreitámos o compostor e verificámos que estava uma “papa” muito escura.
De seguida, colocámos restos de comida lá dentro e ajudámos a professora Fernanda a mexer. Colocou-se terra, mexeu-se e tapou-se o compostor.
Veremos como estará para a próxima vez!







14 de Fevereiro de 2011
Na Biblioteca, podemos assistir a uma explicação sobre a compostagem, por parte de umas responsáveis da Câmara Municipal do Seixal.
Vimos imagens sobre a importância da compostagem e por fim, deram--nos um caderno sobre o tema.


18 de Fevereiro de 2011
Hoje fomos novamente à nossa horta. Com a utilização de umas luvas, retirámos ervas daninhas (ervas que prejudicam o crescimento de outras plantas). A Professora Fernanda com a ajuda de uma forquilha separava algumas ervas.

            Por fim, colocámos todas as ervas dentro do compostor.


21 de Fevereiro de 2011
            No dia de hoje, aprendemos a fazer um pluviómetro e um anemómetro, com materiais muito simples. Agora, na semana de 14 de Março, vamos utilizá-los na nossa escola.
            Para que serve um:
anemómetro – mede a velocidade do vento.
pluviómetro – mede a quantidade de água da chuva.


2 de Março de 2011
            Mais uma vez, fomos à nossa horta ver como estava o compostor. Abrimo-lo e colocámos restos de comida. De seguida, mexemos o que estava lá dentro e colocámos água.
            Por último, tapámos o compostor e vimos as favas e o alecrim.
                                               
14 de Março de 2011
Esta semana estamos responsáveis por fazer o registo da temperatura diariamente, o nível da água da chuva também diariamente no pluviómetro e medir a velocidade do vento, somente na Sexta - feira.
Sendo assim, na Segunda-feira enquanto chovia torrencialmente, ficamos a espreitar pela janela do refeitório e a nossa professora colocou o pluviómetro na nossa horta. Às nove horas e trinta minutos colocámos um termómetro no parapeito da janela da nossa sala, esperámos cinco minutos e verificámos que a temperatura era de 16º C.
Faremos todos os dias estes registos. Depois contamos as novidades…


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acrósticos do Outono

POEMAS DE OUTONO

Novidades do 1º semestre do 1ºA - 2023-2024