Visita à Mundet - ecomuseu
No âmbito do projeto "Amo-te Seixal", no dia 10 de janeiro fomos até à antiga fábrica da cortiça do Seixal - Mundet - que atualmente funciona como um ecomuseu. Elaboramos um álbum fotográfico e ficamos com uma ideia geral sobre a pesca, a agricultura, os moinhos de maré, os barcos e a indústria aqui do nosso concelho, há algum tempo atrás.
Hoje, fomos à “ Mundet ”, no Seixal. Primeiro ficámos à espera do autocarro, depois dele ter chegado entrámos e seguimos viagem. Quando chegámos ficámos muito admirados, porque entrámos e havia muita cortiça. Tiraram-nos logo uma fotografia. Fomos para uma sala onde projetavam muitas figuras e onde todos tinham um tema. Fomos divididos em grupos de cinco e com cinco temas diferentes: Barcos, Agricultura, Moinhos de Maré, Pesca e Indústria.
Nas salas as senhoras explicavam que há poucos anos atrás os barcos tinham muitos tipos, por exemplo: varino, fragata e muleta e havia um estaleiro onde os barcos eram arranjados. Mas, os barcos também serviam para transportar pessoas e carros e chamam-se meio de transporte fluvial.
Na parte da agricultura, as senhoras disseram que as uvas transformavam-se em vinho depois de pisadas, os cereais transformavam-se em farinha depois de moídos nos moinhos e havia ainda os citrinos que eram usados, como o limão, a laranja, a lima e a tangerina.
Nos moinhos explicaram que existem Moinhos de Maré por todo o concelho do Seixal e serviam para moer os cereais e fazer pão e bolos. O moinho mais conhecido é o Moinho de Maré de Corroios que é centenário.
Depois das explicações fizemos desenhos, enigmas e escolhemos as caras que mostravam como tínhamos ficado sobre a visita, a cara aborrecida, a divertida e a cara das dúvidas.
A visita acabou, saímos, fomos para o autocarro e seguimos para a escola. Quando chegámos fomos lanchar e depois brincámos. No fim fomos para a sala. Foi super divertido.
Ana Rita Rebelo Pereira
3º B
Adorei ir à fábrica da Mundet!
ResponderEliminarTens razão foi fixe.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar