Diário do Eco-escolas

15 de Novembro de 2010

Hoje iniciámos o tratamento do compostor da nossa escola.
Esta tarefa foi iniciada juntamente com a turma A e C da nossa escola, pois estamos a cumprir uma actividade do Eco – escolas.
Sendo assim, dentro do compostor colocámos paus, folhas e restos alimentares (cascas de batatas, restos de fruta, etc).
Foi divertido.          
                         

9 de Fevereiro de 2011
Hoje fomos novamente à horta da nossa escola.
Primeiro, espreitámos o compostor e verificámos que estava uma “papa” muito escura.
De seguida, colocámos restos de comida lá dentro e ajudámos a professora Fernanda a mexer. Colocou-se terra, mexeu-se e tapou-se o compostor.
Veremos como estará para a próxima vez!







14 de Fevereiro de 2011
Na Biblioteca, podemos assistir a uma explicação sobre a compostagem, por parte de umas responsáveis da Câmara Municipal do Seixal.
Vimos imagens sobre a importância da compostagem e por fim, deram--nos um caderno sobre o tema.


18 de Fevereiro de 2011
Hoje fomos novamente à nossa horta. Com a utilização de umas luvas, retirámos ervas daninhas (ervas que prejudicam o crescimento de outras plantas). A Professora Fernanda com a ajuda de uma forquilha separava algumas ervas.

            Por fim, colocámos todas as ervas dentro do compostor.


21 de Fevereiro de 2011
            No dia de hoje, aprendemos a fazer um pluviómetro e um anemómetro, com materiais muito simples. Agora, na semana de 14 de Março, vamos utilizá-los na nossa escola.
            Para que serve um:
anemómetro – mede a velocidade do vento.
pluviómetro – mede a quantidade de água da chuva.


2 de Março de 2011
            Mais uma vez, fomos à nossa horta ver como estava o compostor. Abrimo-lo e colocámos restos de comida. De seguida, mexemos o que estava lá dentro e colocámos água.
            Por último, tapámos o compostor e vimos as favas e o alecrim.
                                               
14 de Março de 2011
Esta semana estamos responsáveis por fazer o registo da temperatura diariamente, o nível da água da chuva também diariamente no pluviómetro e medir a velocidade do vento, somente na Sexta - feira.
Sendo assim, na Segunda-feira enquanto chovia torrencialmente, ficamos a espreitar pela janela do refeitório e a nossa professora colocou o pluviómetro na nossa horta. Às nove horas e trinta minutos colocámos um termómetro no parapeito da janela da nossa sala, esperámos cinco minutos e verificámos que a temperatura era de 16º C.
Faremos todos os dias estes registos. Depois contamos as novidades…


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novidades do 1º semestre do 1ºA - 2023-2024

POEMAS DE OUTONO

Acrósticos do Outono