Um TPC diferente...

Para este fim de semana e como somos muito curiosos, fizemos uma pesquisa sobre um tema ao nosso gosto e apresentamo-lo de seguida.
TRABALHO DA ANA RITA:



 



TRABALHO DA ANA SOFIA:


Animais em vias de extinção em Portugal

O que são animais em vias de extinção?

- São animais que se encontram em risco de se extinguir, motivadas por causas naturais ou provocadas pelo homem.

O que é a extinção?

- É o desaparecimento total de uma espécie ou grupo de espécies. A extinção faz parte da Natureza, criam-se espécies e, outras desaparecem pela extinção.

 
Em Portugal

- Os animais que estão em maior risco de extinção são: o cachalote, o Lince Ibérico o Lobo Ibérico, a Águia-Real, a Lontra Europeia e o Pombo-Trocaz.

 O cachalote em Portugal encontra-se no arquipélago dos Açores mas pode ser encontrado em todos os oceanos, especialmente em zonas de águas mais quentes. Tem uma pele enrugada e a sua pele é escura, de um tom cinza.

 

 

 O Lince Ibérico apenas pode ser encontrado na Península Ibérica e no território nacional vamos encontra-lo na Serra da Malcata (Beira-Alta). Os linces têm o focinho curto, mas são reconhecidos devido às suas longas patilhas, cauda curta e pelos pêlos nas extremidades das orelhas.
O Lobo Ibérico encontra-se exclusivamente na Península Ibérica, nomeadamente na região Norte da península. É carnívoro de grande porte, de pelo espesso adaptado às regiões frias. Adapta-se a praticamente qualquer clima.


 
A Águia-Real pode ser encontrada em algumas serras a noroeste de Portugal. Tem o corpo escuro, bico recurvado e asas longas.

 

Lontra Europeia pode ser encontrada em várias zonas da Europa, tendo como habitat em Portugal a costa Ocidental. É facilmente identificável pela sua longa cauda e membros curtos a pelagem é acastanhada.

 

O Pombo-trocaz vive na Ilha da Madeira, na floresta Laurissilva. Têm plumagem cinzenta-azulada, tonalidade cor de vinho no peito e lista branca que atravessa a cauda.

 

   
Estas espécies animais têm vindo a desaparecer devido à destruição do seu habitat natural “imposta pela mão do homem” pela dificuldade que tem em viver em harmonia com a natureza. As espécies animais e vegetais são vítimas da degradação proporcionada pelo ser humano.

O cachalote é ameaçado pela exploração dos seus produtos e por ficarem presos em redes de pesca abandonadas.

A Águia, o lince e o Lobo são ameaçados por causa da diminuição da área do seu habitat natural, do número de presas (alimentação) e pelo abate das espécies por parte dos caçadores ilegais.

A Lontra pela destruição do seu meio ambiente marinho (construção de barragens) e pela poluição.

Já o Pombo-trocaz deve-se à construção de casas na Madeira, destruição do seu meio ambiente.

TRABALHO DA BEATRIZ:




Nome popular: Golfinho comum
Nome Científico: Delphinus delphis
Distribuição geográfica: Estepes cobertas de árvores e de moitas, conhecidas como savanas africanas
Não é peixe: Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele é um mamífero, assim como a baleia. Habitat natural: Os oceanos e mares de todo o mundo – perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral,do Nordeste ao Rio Grande do Sul

Hábitos alimentares:Come peixes e lulas

Tamanho: De 1,5 a 3,5 metros de comprimento

Peso: Pode pesar até 110 kg

Período de gestação: Dura de 10 a 11 meses.

Filhotes: Nascem com pouco menos de 1 metro e são amamentados por pelo menos 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos

Tempo médio de vida: De 20 a 35 anos

Contra a extinção: A pesca do golfinho é proibida desde 1988

Curiosidades:
Os golfinhos vivem em grupos, que podem chegar a milhares de animais entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 golfinhos juntos.

Mergulham até 300 metros de profundidade e podem ficar até 8 minutos embaixo d’água. Mas estes animais dóceis passam a maior parte do tempo, mesmo, na superfície das águas, acompanhando os barcos.

Além desta espécie, há outras 36. É comum que o golfinho comum seja confundido com o golfinho-riscado (Stenella Coeruleoalba).

São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. As vocalizações incluem vários estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por cerca de 8 minutos. Depois ele tem que subir pra respirar.

Vídeos sobre Golfinhos.
http://youtu.be/osMlzQ-rClU

TRABALHO DA CATARINA:



História

Proveniente da Alemanha, o Schnauzer Miniatura tem duas raças suas parentes: o Schnauzer Médio e o Schnauzer Gigante. Não há certezas quanto à origem da raça mas crê-se que esta tenha surgido de cruzamentos entre o Schnauzer médio, o Poodle preto e o Affenpinscher. Este tipo de Schnauzer, foi reconhecido enquanto raça em 1899.
a editar: H
Temperamento

Reunindo as melhores qualidades dos típicos cães de companhia, o Schnauzer Miniatura consegue captar o "espírito" da casa e entrar facilmente no ritmo de vida predominante, deixando-se inclusivamente influenciar pelo temperamento de quem com ele convive. Gosta de participar do quotidiano familiar, acompanhando-o sempre com prazer. Adoram passeios e jogos ao ar livre, mas detestam andar à chuva.

De grande vivacidade, dinâmico, empreendedor, curioso, brincalhão, afetuoso, gosta de saltar, correr e até nadar. Fiel, inteligente, de fácil treino, atento, corajoso, valente, bom defensor pessoal.

Necessita de treino de habituação com outros animais desde muito cedo ou terá tendência para ladrar. Aceita bem mudanças de clima por ter grande tolerância ao calor e frio. Adapta-se facilmente a novas situações, como sair de casa e ir a um local movimentado ou público onde deva comportar-se discretamente. Se deixado numa casa com portão para a rua será uma presença assídua junto ao mesmo, ladrando a outros cães.

Por serem demasiado vivazes, deverá passear-se com coleira evitando assim o risco de atropelamento. É também um acompanhante impecável dentro do carro.

Tem a peculiaridade de seguir o dono para todo o lado.
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode
fazer o login da sua conta ou criar uma no.
Descrição
Apresenta um corpo compacto, harmoniosamente distribuído, de porte pequeno, com altura semelhante à de um Poodle Miniatura, mas mais robusto e musculado, com uma cabeça forte e alongada. As orelhas são em V e os olhos escuros e ovais. As patas são curtas, redondas, com dedos bem fechados (pé-de-gato), unhas escuras e almofadas plantares resistentes.


Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode
fazer o log ou .
Tipo de pelo
O pelo é duro, de arame, cerrado, curto e áspero (sem ser eriçado ou ondulado). Tem um bigode áspero e sobrancelhas cerradas, que protegem os olhos. Esta sua aparência característica é, certamente, um dos segredos de responsável pelo notável aumento das ninhadas da raça, nos últimos anos.

Em duas (sal e pimenta, preto e prata) das três colorações permitidas para o estalão da raça, a pelagem exibe uma mistura espantosa das suas cores, as partes que formam a máscara do rosto (barba, sobrancelhas e bochechas) e as extremidades apresentam tonalidades mais claras do que o resto do corpo, formando contrastes vistosos. A terceira cor permitida é a preto unicolor. Aqui, não há contrastes: o corpo, a cara e extremidades são pretos.

 

  Observações

A palavra Schnauzer significa focinho em alemão.

A inteligência, segurança, resistência e atenção, fazem do Schnauzer Miniatura um cão adequado para uma residência, podendo viver em espaços exíguos, funcionando como vigia e/ou companhia.

Os Schnauzers são geralmente cães asseados e saudáveis, que não exigem muitos cuidados. O mais usual em termos de higiene remete para uma visita regular ao tosquiador para manter o pelo com a aparência elegante e sofisticada, tão característica da raça.

Outra característica interessante é o facto de não soltarem pelos, como a acontece com a maioria dos cães.

TRABALHO DA DANIELA
TRABALHO DE FELIPE:
                                                  Os pinguins



O pinguim é uma ave não voadora.

O pinguim é uma ave marinha e excelente nadadora. Chega a nadar com uma velocidade até 45 km /h e passa a maior parte do tempo dentro de água. Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes. Quando nasce possui uma pelagem como outros animais.

 
As asas vestigiais são inúteis para voo, porém na água são muito ágeis. Na terra, os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilíbrio na postura correta




 TRABALHO DA FILIPA
TRABALHO DO GUILHERME
TRABALHO DA IARA
TRABALHO DA JOANA:



 

SURF

          Surf (foto 1) é um desporto de água superficial, as pessoas que o praticam são os surfistas. 

 

Há ondas apropriadas para o surf, mais vistas pelas pessoas por onda estacionária ou furo maré. 

Os povos do Pacífico surfam ondas na Alaia, PAIPO, e usando ao mesmo tempo a sua barriga, joelhos e pés. 

Também podemos falar do Bodysurfing (foto 2), é surfar sem a prancha, muitos dizem que é o surf mais puro.



A definição mais moderna do surf refere-se quando um surfista anda em pé em cima de uma prancha à superfície da onda.

            Outros deportos relacionados com o mar é também o bodyboarding (foto 3), que é um surfista em cima de uma prancha mas aqui já é com a barriga em cima da prancha em vez dos pés.



            O surf está relacionado com desportos como o paddleboarding e caiaque, que não necessita de ondas, também temos o kitesurf (foto 4) e o ewindsurf (foto 5) que precisam basicamente do vento.






 

TRABALHO DO JOÃO:

TRABALHO DO LUÍS
TRABALHO DA MARIANA
TRABALHO DA RAFAELA
TRABALHO DA RITA:

As tartarugas em vários sitios do mundo

 O lixo pode ser a causa da morte de várias tartarugas em Praias Grandes.
As tartarugas nascem de ovos que são postos dentro da areia da praia e quando nascem dirigem-se para o mar.

 


  
Esta é uma das maiores tartarugas mundo!

A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha,  que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.

No mundo existem 360 espécies de tartarugas mas  os historiadores dizem que ainda há mais para descobrir.

Esta tartaruga é uma tartaruga terrestre quer dizer que não anda na água anda na terra


TRABALHO DO RUI






A FOME
A pobreza e a fome extrema são os principais factores condicionantes do desenvolvimento de um país. Destes problemas advêm consequências (a maior parte das vezes interligadas) como uma saúde fragilizada por várias doenças e condições de vida precárias.

Estas contribuem para a redução do rendimento e da produtividade económica, o que, por sua vez, amplifica a pobreza e a fome. O desenvolvimento de um país é medido tendo em conta o bem-estar da sua população e, uma vez que se a população viver em condições precárias, o desenvolvimento não será elevado.







O que fazer para reduzir os casos de fome em África?
 
Ø  Programas como a APD – Ajuda Pública ao Desenvolvimento.

Ø  Controlo mais rigoroso das práticas comerciais aplicadas pelos países mais ricos, uma vez existe muita concorrência desleal entre países ricos e pobres.

Ø  Perdão da dívida externa é uma das principais soluções para melhorar a situação financeira dos países mais pobres.

 

Causas naturais

A África passa por uma crise de pobreza e fome, onde que um das principais causas é a causa naturais que inclui a seca, clima, terramotos, inundações, pragas de insetos, falta de chuva e água, e muitas outras causas que levam à morte.
Causas humanas

A pior causa são as causas humanas que incluem conflitos civis, guerras que impedem a chegada de alimentos nas regiões, invasões, destruição de colheitas, distribuição insuficientes de alimentos. Com todas estas causas de pobreza e fome em África cerca de 20 milhões de pessoas morrem por ano e principalmente crianças, isso por causa da fome e pobreza que os países da África enfrentam.




 
TRABALHO DA SARA
TRABALHO DO TIAGO DESIDÉRIO

Aquário com tubarões rebentou em Xangai

O vidro de um aquário de grandes dimensões num centro comercial em Xangai, na China, rebentou causando o pânico e ferindo 15 pessoas. Três tubarões e dezenas de peixes e tartarugas morreram.

O rebentamento terá sido causado pela brusca variação na temperatura em Xangai e aconteceu numa altura em que o centro comercial estava em funcionamento.

Os estilhaços do vidro de proteção do aquário, de sete metros de comprimento por três metros de altura, feriram 15 pessoas, entre funcionários e visitantes.

Com o rebentamento, três tubarões-limão, dezenas de tartarugas e peixes mais pequenos morreram.

O acidente aconteceu a 19 de dezembro e o "Orient Shopping Center" já anunciou que não pretende reconstruir aquela que seria a sua maior atração.


 


TRABALHO DO TIAGO COSTA:





TRABALHO DO TIAGO VALENTE



Os rottweiler são cães para guarda.

Eles podem chegar aos 70 cm de altura e pesar entre 40 e 60 kg.

Os rottweiler são inteligentes, corajosos e resistentes e destacam-se ainda por uma particular afeição pelo sua família
Ele é um cão que não faz mal a ninguém e ele tem de estar num lugar espaçoso senão fica nervoso e pode morder.








TRABALHO DA VERÓNICA

Comentários

  1. Gostei muito de fazer este tpc e os trabalhos estão todos muito giros!!!

    Rita Martins

    ResponderEliminar
  2. Isto está muito giro.
    Fizeram-no muito bem.
    Uma salva de palmas para os alunos e para a porfessora Carla.

    Raquel-filha da porfessora Carla ;p

    ResponderEliminar
  3. Denada Verónica.


    Raquel-filha da porfessora Carla ;p

    ResponderEliminar
  4. os nossos trabalhos estavam todos muitos fixes mas o que eu mais gostei foi o da Biatriz e do do Felipe e do Tiago Valente.

    beijinhos da joana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Novidades do 1º semestre do 1ºA - 2023-2024

POEMAS DE OUTONO

Acrósticos do Outono