UMA VIAGEM PELA NOSSA SALA

UMA VIAGEM PELA NOSSA SALA

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

VISITA AO MOINHO DE MARÉ DE CORROIOS - ATIVIDADE: DOMINÓ DOS CEREAIS


RELATÓRIO DA VISITA

Desenvolve os tópicos e forma frases


*9.15 – AUTOCARRO – 4º D – MOINHO DE MARÉ DE CORROIOS

A turma do 4ºD no dia 4 de novembro foi ao moinho de maré de Corroios. Partiu às 9.15 num autocarro da Câmara Municipal do Seixal.



*9.30 – GUIA ANA – HISTÓRIA DO MOINHO – 1403 – D. NUNO ÁLVARES PEREIRA

Eram cerca das 9.30 quando chegaram ao destino. Foram recebidos por uma guia chamada Ana, que lhes explicou toda a história do moinho. Foi em 1403 que D. Nuno Álvares Pereira o mandou construir.


*MARÉ CHEIA – 6 HORAS – CALDEIRA – MARÉ BAIXA

Estas crianças ficaram a saber que o moinho precisava encher a caldeira com a água do rio quando estava maré cheia. A comporta abria-se e enchia a caldeira durante cerca de 6 horas. O moinho apenas podia trabalhar com a maré baixa para poder libertar toda a água que tinha na caldeira.



*FUNCIONAMENTO DO MOINHO: COMPORTA CALDEIRA, POJADOURO, RODÍZIOS, MÓ

No moinho, o moleiro levantava o pojadouro a água passava e fazia mover os rodízios, que por sua vez fazia rodar a mó de cima.



*CEREAIS, TEGÃO, PENEIRA, FARINHA

Entretanto, os cereais eram colocados no tegão e passavam por uma passagem até ao olho da mó. Depois de moídos e transformados em farinha, esta era passada pela peneira. Aqui separava-se a farinha dos pedaços de casca dos cereais.



*PÃO INTEGRAL - PÃO BRANCO

A Ana também lhes explicou que só com a farinha se fazia o pão branco e a farinha com as cascas dos cereais se fazia o pão integral.



*1º ANDAR – MAQUETA - FILME

De seguida, o grupo de 4º ano foi para o 1º andar e viu uma maqueta do moinho. Assistiram a um filme que explicava o funcionamento de todo o moinho de maré. No entanto, por motivos técnicos não conseguiram ver tudo.



*JOGO – DOMINÓ DOS CEREAIS

Passado algum tempo, voltaram à sala de moagem e puderam ver e mexer em cereais que se apresentavam antes e depois da moagem. Tais como: o trigo, o centeio, o milho e muitos outros. Por fim, dividiram-se em 4 grupos e participaram no jogo “Dominó dos cereais”. Aqui puderam identificar muitos cereais. No final do jogo, a Ana despediu-se dos alunos que se dirigiram para o autocarro.



*11H - REGRESSO

Eram cerca das 11 h quando chegaram à sua escola no Alto do Moinho.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MOINHO DE MARÉ - CLICA























E ASSIM FOI :)

Sem comentários:

Enviar um comentário