As nossos artigos

Olá a todos!

Este fim de semana tivemos um trabalho de casa diferente.

Escolhemos um tema ao nosso gosto, escrevemos sobre ele e complementámos com fotografias.

Vejam só!!





Eu escolhi o POKÉMON porque gosto deles. Eu assisto na televisão e passa no panda biggs. Existem vários tipos de POKÉMON,  como picachu, Mewto ,Mewp etc.


  Eles lutam um contra o outro, além  de ter super poderes como : fogo, psiquico, água,  gelo e etc. É o desenho que mas gosto. 

TRABALHO REALIZADO PELO ALEXANDRE



    Férias de Verão

  
   Nas minhas férias de verão, eu e a minha família fomos ao Algarve. Quando chegámos da viagem fomos para o Hotel Marina Búzios e logo que acabámos de arrumar as malas eu e o meu pai fomos a correr para a piscina.

   Fomos todos os dias à praia; umas tinham muitas algas no mar, outras eram muito fundas, outras tinham muitas conchas... mas eu gostei muito de todas elas; demos mergulhos, fizemos construções na areia, jogámos... Depois da praia íamos às vezes almoçar num restaurante perto dela. E no final da tarde íamos sempre à piscina dar mergulhos.

Passeámos em Vilamoura, onde íamos à Marina almoçar, ou comer um gelado e também fomos a Albufeira onde fizemos algumas compras.

   À noite saíamos para a Marina; andámos, fizemos compras, e íamos sempre comer uma sobremesa no restaurante habitual chamado “The News”. A sobremesa era sempre uma tarde de maçã com gelado de baunilha que estava sempre uma delícia; e de vez em quando eu bebia um chocolate quente.

   Diverti-me muito nestas férias, mas no próximo ano gostaria de ir a outros sítios passear, porque gosto de visitar locais diferentes e ter novas experiências.







TRABALHO REALIZADO PELA CAMILA


Pavia (Mora)

Pavia é uma freguesia portuguesa do concelho de Mora, com 185,28 km² de área e 932 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 5 hab/km².
É uma vila e foi sede de concelho entre 1287 e o início do século XIX.
O território de Pavia foi povoado desde épocas pré-históricas, conforme o comprovam os numerosos monumentos megalíticos existentes na área.
As origens históricas do agregado populacional, o mais antigo do concelho de Mora, remontam a um núcleo de imigrantes italianos, fixados a instâncias de D. Afonso III ou de D. Dinis, tendo este último concedido em 1287 a primeira carta de foral.
A 16 de Março de 1486, foi cedida por D. João II ao Conde de Borba, com alcaidaria e direitos sucessórios. A vila de Pavia pertenceu, por doação, a vários nobres e à Coroa.

População da freguesia de Pavia 
1864
1878
1890
1900
1911
1920
1930
1940
1950
1960
1970
1981
1991
2001
2011
1187
1401
1577
1623
1954
2043
2458
2752
2854
2738
1963
1666
1424
1 166
932

Um outro grande homem foi o pintor Manuel Ribeiro, que posteriormente adoptou o nome da vila, ficando desta forma Manuel Ribeiro de Pavia. Deixou um museu com vários originais, que são visitados por inúmeras pessoas.
A vila de Pavia tem inúmeros registos megalíticos, sinónimo de antiguidade.
O agregado populacional de Pavia é o mais antigo do concelho.
Diz um velho prolóquio regional, que não se deve estar em Mora nem uma hora, em Cabeção nem um serão, e em Pavia nem um dia. Com tudo isto, ao que parece, se quis significar que das três vilas, Pavia seria a melhor.

Escolhi esta vila porque é a vila onde o meu avô paterno nasceu.







TRABALHO REALIZADO PELA SARA





O meu animal preferido


O meu animal preferido é o coala, ele vive no norte do Queensland até ao extremo de Austrália Meridional. É um mamífero marsupial, ele em bebé pesa cerca de 0,5 quilos e em adulto pesa cerca de 15 quilos, o coala alimenta-se de folhas de eucalipto e não bebe água.

A pelagem do coala é densa e sedosa, apresenta-se de cores cinzento e branco. Dormem em média de 14 horas por dia e as outras 10 horas passam comendo. Os coalas não vivem em abrigos, estão sempre expostos aos fatores da natureza (sol, vento, chuva). Não possuem cauda, usam as suas garras para treparem ás árvores, os movimentos do coala são lentos semelhantes á preguiça.  Quando nasce o coala mede cerca de 22 milímetros de comprimento. Na maioria dos casos, nasce apenas um filho, que é criado pela mãe, pois o pai afasta-se e não acompanha o desenvolvimento do filho.


O coala é uma espécie em extinção, o principal predador é um cão selvagem chamado canis dingo, os incêndios nas florestas e a caça também contribuem para o desaparecimento do coala.






TRABALHO REALIZADO PELO TOMÁS RAMOS

                   Dia mundial do pijama


O que é o Dia Nacional do Pijama?
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país - ou de países onde há escolas portuguesas -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano  (este ano como o dia 20 calha a um domingo, celebra-se a 21 de novembro). Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.
Nesta iniciativa cada menino doa um pijama seu para crianças que vivem nas instituições eu vou doar o meu e tu ???



TRABALHO REALIZADO POR BEATRIZ SILVA


Lidl Shop

O Lidl em Portugal inventou o Lidl Shop, que são miniaturas de produtos á venda nas suas lojas. Eu estou a fazer a coleção, porque gosto das miniaturas. Ainda não tenho a coleção completa, mas vou fazer a troca de algumas miniaturas com os meus amigos. Também tenho o camião, a mini loja onde guardo a coleção, as moedas e as notas. 

Para eu conseguir completar a coleção a minha avó que vive no Alentejo também me tem ajudado. Dia  20 de Novembro é a data limite para a sua conclusão. Para  completar ainda me faltam três miniaturas que são o café os manhãzitos e o pacote de miolo de noz.



TRABALHO REALIZADO PELO JOÃO BENTO



As minhas tartarugas    

        Tenho duas tartarugas terrestres que se chamam Lily e Roxy .
       As tartarugas terrestres são grandes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de atenções e cuidados para crescerem saudáveis.

       A alimentação deve ser variada e nutritiva, assim evitaremos doenças na sua pele e carapaça. As minhas gostam muito de alface, mas também comem tomate picado, espinafres, brócolos sempre frescos e crus. Elas também comem frutas tais como maçã vermelha cortada, melancia e banana. Além disto as tartarugas também comem stiks de boa qualidade diariamente.

       Além dos alimentos é muito importante que não falte água limpa, recomenda-se mudá-la todos os dias.

       As tartarugas terrestres necessitam de bastante espaço para poderem fazer exercício. Também necessitam de se exporem ao sol porque são animais de sangue frio que por sua vez necessitam de se expor durante muito tempo à luz solar. De verão as minhas tartarugas dormiam num espaço só para elas e andam em casa sempre que quiserem.

      As tartarugas são ovíparas e têm uma longevidade de vida consoante o bem-estar delas, podem viver cerca de 50 a 60 anos e reproduzem-se através de ovos.

      Quando a temperatura diminui as tartarugas terrestres diminuem a sua atividade, ou seja é tempo de hibernar.

      Para hibernarem as tartarugas terrestres necessitam de um lugar quente e sossegado.
       As minhas tartarugas estão dentro de um compartimento grande ou tartarugueira,  com substrato de fibra de coco para que se possam hibernar, para a iluminação é colocado uma lâmpada de aquecimento para simular a temperatura do seu habitat natural.

      Tal como todos os animais de companhia é necessário leva-los ao seu médico (veterinário de espécies exóticas) essa ida tem a finalidade de avaliar o seu estado de saúde e físico como por exemplo: as vacinas, a desparasitação e colocação de um equipamento eletrónico ( ship).

     Por sua vez são animais com mobilidade lenta mas não significa que sejam preguiçosos. São animais bastante sociáveis, gostam que falem com elas, gostam de tomar banho, gostam de miminhos, gostam que lhes façam cocegas na carapaça e que interajam com elas.

  As tartarugas são os meus animais predilectos.




ROXY E LILLY




TARTARUGUEIRA


LILLY

TRABALHO REALIZADO PELA LEONOR





=MELANCIA=

Melancia : Origem, Variedades, Cultivo e Curiosidades


Com origem no Egipto antigo, a melancia espalhou-se pelo mundo moderno e hoje é um dos frutos mais populares do planeta.

Origem da Melancia:

A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari. O primeiro registo de colheita de melancia deu-se há cerca de 5.000 anos, no Egipto, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas. No antigo Egipto, eram colocadas melancias nos túmulos dos reis para alimentá-los na “vida” após a morte. Partindo do Egipto, a melancia espalhou-se por todos os países ao longo do Mar Mediterrâneo, levada por navios mercantes.

Por volta do século 10, a melancia surgiu na China, que é actualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.
Durante o século 13, a melancia propagou-se pelo resto da Europa através dos Mouros.
Através dos escravos, a melancia foi levada para as Américas. 
Espalhando-se assim por todo o mundo.
Melancia
Citrullus lanatus

A melancieira, planta que dá melancia, é uma planta rastejante, de folhas triangulares e as flores pequenas e amareladas duram pouco mais de um dia e são polinizadas por insectos, sobretudo abelhas. No entanto o seu fruto é um dos maiores de todo o reino vegetal... uma melancia pode pesar uns 10 kgs e ter de diâmetro 25cms, as redondas, ou 75cms de comprimento, as que têm forma alongada. A casca é lisa, verde e lustrosa; a polpa vermelha, suculenta e doce...


Cultivo
·                     Como já disse cultiva-se nos países de clima tropical, em solos secos e arenosos, pouco compactados, mas férteis, ricos em matéria orgânica; toleram a acidez do solo mas é preferível de Ph neutro.
·                     Planta intolerante ao frio deve ser semeada quando não haja perigo de geadas. Normalmente, em Portugal, a sementeira é feita entre Março e Abril ou até em Maio nas regiões mais frias.  
·                     Semeia-se a uma profundidade de 2 a 4 cms em camalhões de 2 mts de largura e de 20 a 30 cms de altura.
·                     É tolerante à seca, no entanto convém uma rega moderada principalmente durante o crescimento do fruto, para proporcionar uma boa produção.
·                     A adubação deve ser rica em azoto, potássio e magnésio.
·                     Proteger e cuidar do aparecimento de pragas e doenças: ácaros, larvas mineiras, mosca branca, etc..
·                     Mondar os frutos defeituosos, para promover uma maior qualidade dos frutos.
·                     A colheita deve ser feita quando o fruto está já maduro. A melancieira é uma planta de crescimento rápido, e o fruto está pronto a ser colhido , entre os 75 a 100 dias após a sementeira. para verificar se a melancia está madura, tem-se em conta vários factores: 
1.            Os dias percorridos desde a sementeira.
2.            O tamanho e a cor.
3.            O som do toque: ao dar uma pancadinha na casca deve ter um som oco.
4.            A parte que está em contacto com o solo, que inicialmente é branca deve estar amarela.
 Variedades



Existem cerca de 50 espécies de melancia que se  classificam segundo vários factores:
·                     Genéticos, com sementes, (diplóides) ou sem sementes (triplóides);
·                     A cor da casca;
·                     A cor da sua polpa, que pode ser vermelha, amarela ou rosa.
·                     Segundo a sua forma: redonda ou alongada, ou até quadrada! No Japão produzem-se hoje em dia melancias quadradas, para facilitar o transporte e economizar espaço de armazenamento. Quando o fruto está em crescimento é colocado em moldes de vidro, obrigando-o a crescer dessa forma!
Propriedades e recomendações

A melancia é constituída essencialmente por água que corresponde a aproximadamente 90% do seu peso.
É rica em minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, vitaminas do complexo B (B1 e B2), vit.A e vit.C, embora em menores quantidades que a maioria das outras frutas.
Por tudo isto eu costumo dizer que ingerir melancia é uma forma de "comer água"!
É portanto um fruto muito refrescante e diurético.
Por ser diurético é recomendado para prevenir a desidratação, a obesidade, as obstruções renais, artrite, bronquites crónicas, males da bexiga, pressão alta... baixar a febre, eliminar vermes, limpar o estômago e intestinos, e faz muito bem à pele...
Contém também uma substancia chamada licopeno, um antioxidante que segundo alguns estudos ajuda na prevenção de alguns cancros (pâncreas, pulmão e cólon), e curcubitina que se crê ajuda a prevenir os problemas da próstata.

Modos de uso


Normalmente a melancia come-se ao natural, como fruta fresca, mas também se fazem sumos, saladas ou sorvete (de água).
Por ser uma fruta com tanto teor de água, não é recomendável ingeri-la em combinação com outros alimentos, pela mesma razão que não se deve beber demasiada água ás refeições! A água dilui os sucos gástricos e atrasa a digestão, provocando inchaço e mal estar.
Com a polpa e a casca trituradas, fazem-se aplicações locais sobre a pele infectada (eripsela).
Em muitos dos tratamentos acima referidos são usadas as sementes trituradas ou amassadas.
As sementes são também comestíveis, torradas ou fritas, como aperitivo.
Pode também usar-se a parte verde, perto da casca , para fazer saladas, embora se deva consumir imediatamente após ser cortada e não se deve misturar com outros alimentos.
Na Rússia faz-se um tipo de vinho à base de melancia.
O chá de sementes de melancia ( 2 colheres de sopa de sementes para 1/2 litro de água) é vasodilatador e por isso usado para melhorar os problemas de impotência sexual e hipertensão arterial.

Curiosidades e mitos
·                     Há um provérbio que diz: "Vinho sobre melancia dá pneumonia". É apenas um mito. Sem nenhuma explicação científica, pois quando muito pode dificultar a digestão, com uma possível sensação de enfartamento.
·                     A melancia é indigesta: "A ideia de que a melancia seria uma fruta indigesta vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade, esse processo é extremamente simples, já que grande parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa actuam ainda na melhoria do funcionamento do intestino." (rgnutri)











TRABALHO REALIZADO POR MATILDE HENRIQUES


O Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas),ou de países onde há escolas portuguesas, vão vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano (este ano como o dia 20 calha a um domingo, celebra-se a 21 de novembro). Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

Aqui estão alguns exemplos de pijamas que gosto:






TRABALHO REALIZADO POR BEATRIZ CARVALHO



O gato doméstico


O meu gato chama-se kapel.
O kapel é muito acrobata, gosta de passear, gosta de ficar no sofá e gosta de dormir muito.
Ele adora festinhas!!!
O meu gato adora as minhas cadelas.
O gato lambe-se e para os gatos é tomar banho.

O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal da Família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.
Existem cerca de 250 raças de gato doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. 

Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos.


TRABALHO REALIZADO POR TIAGO SOUSA




O meu gato Simba.

Eu tenho um animal de estimação, que é um gato.
O meu gato chama-se Simba, é de raça Europeu comum, é amarelo e branco a cor dos olhos é castanho esverdeado.

Ele veio para a minha casa com 2 meses e agora já tem 8 meses. É um gato muito brincalhão e gosta muito de miminhos.

O Simba gosta muito de se deitar aos meus pés, o que até serve de aquecedor.
E quando eu chego a casa ele está sentado à nossa porta e à espera de 
miminhos para lhe dar.

TRABALHO REALIZADO PELO AFONSO




Os meus amigos animais

               Eu adoro os meus amigos de 4 patas.

Tenho 2 cães e 2 gatos.
A kira é a minha cadela mais velha, tem 3 anos, é de raça Pit Bull, tem pêlo preto e uma mancha branca no peito, os olhos dela são grandes, redondos e castanhos. É muito minha amiga e eu adoro passear com ela, depois tenho a Tita, é pequenina, é de raça yorkshire terrier e dorme na minha cama quase todas as noites, a minha mãe costuma levar a Tita quando me vai buscar à escola, a Kira nem sempre vai porque como é muito grande a minha mãe tem medo que os meninos se assustem, ela é muito meiga, nem sei porque é que dizem que ela é de raça perigosa…

Tenho também 2 gatos, a Pulga e o Marretas, eles são muito melosos, brincalhões e as vezes trazem- nos osgas e ratos pequeninos para casa, eu acho que eles fazem isso porque pensam que são prendas para nós.


Todos os dias, antes de ir para a escola eu dou beijinhos e digo até logo aos meus bichos, eu falo com eles como se fossem pessoas.

Não entendo porque é que as pessoas abandonam animais, a kira foi posta dentro do meu quintal quando era bebe, a minha mãe ainda tentou arranjar quem a quisesse, ela era tao fofinha que quando apareceu um dono para ela já não tivemos coragem e ficamos com ela. Os meus gatos foram apanhados na rua, eram muito pequeninos.

Se eu fosse muito rica apanhava todos os animais abandonados e dava-lhes um lar onde eles pudessem viver felizes para sempre…






TRABALHO REALIZADO POR MARTA

Os meus cães

O Rocky, um menino boxer de cor castanho claro, patas brancas, beiças e focinho preto nasceu em 1 de Maio de 2013, portanto tem 3 anos e 7 meses.

A Carlota, uma menina arraçada de Boxer e cão de fila açoriana, de cor castanho e riscas tipo leopardo, patas brancas, focinho e beiças pretas nasceu em 16 de Junho de2013, portanto tem 3 anos e 6 meses.

Os dois são bonitos, fofinhos, brincalhões e marotos…O Rocky adora roer as bolas e brincar com elas! A Carlota não gosta tanto de brincar.

Eles gostam muito de me dar beijinhos!!!







 TRABALHO REALIZADO POR MARGARIDA





Vulpix
O Pequenino Pokemon
            
Vulpix é um pequeno, quadrúpede, raposa-como Pokémon. Tem pêlo castanho-avermelhado, olhos castanhos, sem pupila, orelhas grandes e pontiagudas com interior marrom escuro e seis caudas cor de laranja com pontas enroladas. As caudas crescem quentes à medida que a evolução se aproxima deste Pokémon. Vulpix também tem fechaduras onduladas de pele laranja com franja no topo de sua cabeça. No nascimento, Vulpix tem apenas uma cauda branca, que aparentemente divide e cresce mais bonito e mais quente à medida que envelhe-se. Vulpix tem uma chama dentro de seu corpo que nunca sai, e é capaz de manipular o fogo com a precisão de criar de chama. Quando a temperatura exterior aumenta, expelirá as chamas das suas bocas para evitar que o seu corpo sobreaqueça. Vulpix é conhecido por fingir lesão para escapar de adversários muito poderosos para ele derrotar.

Na região de Alola, Vulpix adaptou-se aos picos nevados das montanhas. Seu pêlo tornou-se branco com neve. Tem patas azul pálido, olhos azuis e azul-escuro dentro de suas orelhas. As mechas de cabelo em sua cabeça e suas seis caudas são curlier com uma aparência wispy. Acredita-se que Alolan Vulpix tenha chegado na região ao mesmo tempo que os humanos, mas se mudou para a montanha coberta de neve para evitar outros. Pode ser encontrado em pequenas embalagens com dois a cinco indivíduos. Vulpix pode expelir a respiração fria como -58 ° F (-50 ° C), que é capaz de congelar qualquer coisa.


TRABALHO REALIZADO POR MATILDE BARRIGA


Tita

Tenho uma gata que se chama Tita de raça persa, é de cor cinzenta e tem cerca de dois anos. Ela gosta de brincar comigo às escondidas e à apanhada.
Tal como todos os animais ela necessita de cuidados, precisa de tomar banho uma vez por mês, apesar de detestar o secador. Tenho o cuidado de lhe dar o comer e de beber todos os dias. Também a levo ao veterinário sempre que é necessário para fazer o controlo de parasitas e doenças, é preciso tomar as vacinas e tomar a pilula para não engravidar.
 A Tita tem ainda um espaço para brincar que se situa na nossa varanda e que consiste numa casinha onde tem um sítio para afiar as unhas. Apesar de preferir o sofá e a cama dos meus pais.

Gosto muito da minha gata, ela foi sempre minha amiga, é muito fofa e eu gosto muito dela.

TRABALHO REALIZADO POR IVON

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novidades do 1º semestre do 1ºA - 2023-2024

POEMAS DE OUTONO

Acrósticos do Outono