E cá estão os resultados das nossas pesquisas


GOLFINHO






Os golfinhos, delfins, peixes-botos, botos ou toninhas são animais cetáceos (animais da vida aquática e mamíferos) pertencentes às familías Delphinidae e Platanistidae. São perfeitamente adaptados para viver no meio aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgade e doce. A espécie mais comum é a Delphinus Delphis.
 São nadadores privilegiados, às vezes saltando até cinco metros acima da água. Podem nadar a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas.
 Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.


Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, e orientam-se por ecos, possuem um extraordinário sentido da ecolocalização ,que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar.  
Os predadores dos golfinhos são os cachalotes, os grandes tubarões e principalmente o homem. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam. Em muitos locais do mundo, os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta prática se mantém, embora os animais "pescados" neste país sejam, muitas vezes, vendidos para outros países, principalmente China e Estados Unidos.





O principal motivo desta pesca é para alimentação, como um substituído para a carne de baleia quando estas começaram a se tornar raras. Porém muitos golfinhos e orcas também são capturados para se tornarem "atrações" em parques aquáticos, sendo que muitos pescas são organizadas para este fim. 

Porém, mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos, muitos golfinhos acabam mortos ou feridos, devido às técnicas usadas na captura. Além disso, os animais que não servem para se tornarem "atrações" nos parques, acabam sacrificados para serem vendidos como carne de baleia. E mesmo os que "sobrevivem" à pesca, não estão garantidos, pois muitos não se adaptam à vida em cativeiro e acabam adoecendo ou mesmo morrendo, além de que a maioria dos parques marinhos não tem condições de suprir todas as necessidades deste.



 TRABALHO REALIZADO POR BEATRIZ



A minha cadela Luna






  A minha cadela chamava-se Luna, era meiga, bonita e fofinha.
  Tinha olhos cor de mel e o pelo macio. Era uma Golden Retriever.
Brincava com ela todos os dias.

Os Golden Retriever, são uma raça de cães originários da Grã- Bretanha.
 Os Goldens Retrievers são conhecidos pela sua inteligência, por serem obedientes; considerados como cães famosos pela sua paciência e amigos das crianças.

A Luna gostava muito de brincar, dava a pata, fazia truques, sentava-se, deitava-se, rebolava e punha-se de pé.

Ela e eu ganhamos um amigo….O LUCKY. Também é da mesma raça, mas mais escuro.


O LUCKY


A vida média de um Golden Retriever é de 11 a 11anos e meio, segundo o que li; a minha cadela morreu aos 13 anos de idade. Tinha um cancro incurável e não pode ser operada.
Eu adorava a Luna.


TRABALHO REALIZADO PELA CATARINA




Açores
Os Açores é um local com muita paisagem, eu vou mostrar algumas das lagoas que fui.
Lagoa do fogo:






A lagoa do fogo é bonita, ela é a segunda maior Lagoa da ilha de São Miguel e fica localizada bem no cimo onde antes existiu o vulcão do fogo por isso se chama lagoa do fogo.
Lagoa das sete cidades:






Esta lagoa tem duas cores uma verde e outra azul o que é bastante Curioso visto que toda ela esta junta, isto devesse ao fundo da lagoa ou então devesse à lenda da princesa dos olhas azuis e do pastor com olhos verdes que não puderam ficar juntos e choraram cada um numa lagoa fazendo assim uma lagoa verde e outra azul.

Lagoa das Furnas:





TRABALHO REALIZADO POR DIOGO



O MEU NATAL


O Natal é uma das alturas do ano que eu mais gosto!
Na minha casa costumamos enfeitar a árvore e montar o presépio no início de dezembro.
Normalmente sou eu que coloco os enfeites: as bolas, os anjos, os bonecos e as luzes.
A minha árvore é mesmo grande e, para mim, é a mais bonita!






O meu Natal costuma ser repartido entre a casa dos meus avós paternos e maternos, com os meus tios, primos e primas.
Na noite da Consoada comemos bacalhau cozido com batatas, couves e ovos e no dia de Natal almoçamos cabrito e leitão.

Há sempre muitos e deliciosos doces. O meu favorito são as fatias douradas feitas pelas minhas avós.
Na nossa família apenas abrimos os presentes à meia noite, o que me deixa louco pois é difícil aguentar tanta curiosidade! 😊
Para me entreter os meus pais vão tirando fotos, o que ajuda a passar as horas e cria boas recordações!
Eu adoro o Natal!



TRABALHO REALIZADO POR GONÇALO BRAZ





LEONARDO DA VINCI                              
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                


                                                                                                                                                                                                                 
O quadro representado acima foi pintado entre o ano de 1503 e o ano de 1506 por Leonardo Da Vinci.
Este quadro originalmente é conhecido por “Mona Lisa”, mas também é conhecido por “A Gioconda”.     
                                
A senhora pintada neste quadro é possivelmente a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante na época em que o quadro foi desenhado, o que explica por que, também é conhecido por « A  Gioconda». 


Este quadro mede cerca de 77cm x 53cm, a técnica usada por Da Vinci foi pintura a óleo por cima de madeira de álamo.
O quadro foi roubado, numa segunda feira, 21 de agosto de 1911 por Vicenzo Peruggia, o pintor de paredes do museu do Louvre, onde está guardado atualmente o quadro da «Mona Lisa». Naquele dia, Vicenzo, retirou o quadro da moldura e saiu do museu discretamente, o quadro foi encontrado em Itália 2 anos depois.    
 Este quadro pertence ao tempo do Renascimento Italiano. Ainda ninguém chegou à conclusão, se a «Mona Lisa» está feliz ou triste.                                                                                             
          
Leonardo Da Vinci ou Pero Da Vinci trabalhou como: matemático, inventor, pintor, químico…etc., ele (ou pelo menos dizem) que depois de muitas tentativas, construiu o primeiro avião e conseguiu ser o primeiro homem a voar.
Mas mais, também pintou muitos outros quadros como por exemplo: A última ceia, Salvator Mundi … entre outros.                                                                                                                                                                            




                                                               
- Leonardo di ser Pero Da Vinci                                                                                                                                                                                                               







                                                      
    - Salvator Mundi                                                   











- A Última Ceia










- São João Batista





TRABALHO REALIZADO POR GONÇALO SANTOS



Os Dinossauros







Os dinossauros apareceram pela primeira vez na terra há cerca de 225 milhões de anos, no chamado período Triássico.
Os cientistas acreditam que os dinossauros evoluíram a partir dos répteis mais primitivos chamados Tecodontes, que viveram antes dos dinossauros. Comiam outros répteis mais pequenos e insecto, pois eram semelhantes a um grupo de animais que ainda hoje vivem: chamam-se répteis. As cobras, os lagartos e os  crocodilos são répteis.  Os dinossauros punham ovos de casca dura como os das cobras e de outros répteis, tinham a pele seca e escamosa como a das cobras e lagartos actuais. Os seus corpos aqueciam ou arrefeciam de acordo com a temperatura do meio.
Porque não há dinossauros agora ?   Os dinossauros estão extintos há cerca de 65 milhões de anos. Nesta época o clima tornou-se muito frio e a adaptacão dos animais a este, foi complicada. Os cientistas acreditam que quando o meteorito atingiu a terra, provocando imensa poeira tapando a luz do sol, provocou uma grande mudança climática, à qual os dinossauros não conseguiram adaptar-se.


A primeira descoberta de um ovo de dinossauro foi em 1859, na França. Eram de pássaros muito grandes. Os ovos de dinossauros, variam no tamanho, pois depende da espécie. Os maiores ovos tem 60 cm.

As principais espécies de dinossauros são: Tiranossauro Rex, Rex Diplodocus,Velociraptor, Pteranodon, Antarctossauro, Saltasaurus, Elasmosaurus e Brachiosaurus.
O meu animal favorito é o Velociraptor, ele foi uma espécie muito ágil, foi descoberto em 1923, até à descoberta do mesmo, todos os cientistas tinham a ideia de que todos os dinossauros não mostravam qualquer tipo de esperteza, no entanto, os estudos que se realizaram em torno desta espécie, mostraram que este tem  muita esperteza e inteligência.








               Eu gostei muito de fazer este trabalho porque fiquei a conhecer mais coisas sobre os dinossauros.


 TRABALHO REALIZADO POR GONÇALO SANTOS







Bullying
O que é bullying? 
O bullying é um assunto muito sério. Uma pesquisa na Grã-Bretanha revelou que o bullying aparentemente contribui para mais de 40‰ dos suicídios de jovens que as notícias alertaram nesse país.
O bullying envolve mais do que agressões físicas, também pode envolver...

Agressões verbais. “As meninas podem ser cruéis”, disse Celine, de 20 anos. “Nunca me vou esquecer das coisas que elas diziam e dos nomes que me chamavam. Eu sentia-me como se fosse lixo, desprezada e imprestável. Se me batessem não doía tanto.”

Exclusão social. “Minhas colegas começaram a me evitar”, disse Haley, de 18 anos. “Diziam que não tinha mais lugar na mesa para que eu não sentasse com elas na hora do intervalo. Durante o ano inteiro, eu comia sozinha e chorava.”

Bullying virtual. Daniel, de 14 anos, disse: “É só digitar umas palavras, e podes acabar com a reputação, ou até com a vida, de alguém. Pode parecer exagero, mas isso pode mesmo acontecer!” O bullying virtual também inclui enviar fotos ou mensagens de texto comprometedoras usando um telemóvel.




O que leva alguém a praticar bullying?

           
            A própria pessoa já foi vítima de bullying. “Eu não aguentava mais que meus colegas me tratassem mal e comecei a intimidar os outros só para ser aceito”, confessa um jovem chamado António. “Mas depois eu percebi como isso era errado.”

Maus exemplos. “Muitas vezes os jovens tratam os outros . . . da mesma forma que seus pais, irmãos mais velhos ou parentes tratam uns aos outros”, escreveu Jay McGraw no livro Life Strategies for Dealing With Bullies (Estratégias para Lidar com o Bullying).

A pessoa quer dar a impressão de que é melhor do que os outros, mas na verdade é insegura. “Os jovens que praticam o bullying têm um ar de superioridade que geralmente disfarça mágoas profundas e sentimentos de inferioridade”, disse Barbara Coloroso no livro The Bully, the Bullied, and the Bystander (O Intimidador, a Vítima e a Testemunha).



 

Quem são as vítimas mais prováveis?
Solitários. Alguns jovens que têm dificuldades de interação social isolam-se dos outros e tornam-se presas fáceis para os intimidadores.

Jovens que são considerados diferentes. Alguns sofrem bullying por causa da aparência, raça, religião ou mesmo por causa de uma deficiência — qualquer coisa que possa ser usada contra eles.

Jovens com baixa autoestima. Os intimidadores percebem quando alguém não tem muita autoconfiança. Esses costumam ser os alvos mais fáceis, pois é pouco provável que reajam ao bullying.








O que podes fazer se sofreres de bullying?


Não reaja. Eles querem saber se a provocação resultou”, disse uma jovem chamada Kylie. “Se não reagir, eles vão desistir.” A Bíblia diz: “Aquele que é sábio [se] mantém calmo até o último.” 

Não revide. Em vez de resolver o problema, a vingança só vai piorar a situação. A Bíblia diz: “Não paguem o mal com o mal.

Evite o perigo. Sempre que possível, evita pessoas e situações que poderiam aumentar as possibilidades de sofreres bullying.

Tenha uma reação inesperada. Muitas vezes, o intimidador espera que a vítima fique irritada. Então, faça o que a Bíblia diz: “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor.”
Leve na desportiva. Por exemplo, se alguém o chamasse de gordo, poderias simplesmente balançar os ombros e dizer: “É, acho que preciso mesmo perder uns quilinhos.”
Sai sem dizer nada. Nora, de 19 anos, disse: “O silêncio mostra que és maduro e mais forte do que o intimidador. É uma evidência de autocontrole — uma coisa que ele não tem.”
Desenvolve mais autoconfiança. “Eles percebem quando não estás à vontade”, disse uma jovem chamada Rita, “e talvez usem isso para acabar com o que resta da tua autoconfiança”.

Conta para alguém. De acordo com uma pesquisa, mais da metade de todas as vítimas de bullying na internet não contam para ninguém, talvez por vergonha (especialmente no caso dos rapazes) ou por medo de uma vingança. Mas lembra-te de que os intimidadores esperam que não contes para ninguém. Assim, esse pode ser o primeiro passo para acabar com o pesadelo.

                                                                Fonte de matéria: https://www.jw.org/pt/


TRABALHO REALIZADO PELA LARA ROSA






 VOLEIBOL
       Voleibol é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipas de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Federação Internacional de Voleibol.







Melhores Jogadores do Mundo
Foram eleitos pela Federação Internacional de Voleibol como os melhores jogadores do século XX:
Masculino: Karch Kiiraly é um ex-jogador de voleibol dos Estados Unidos da América.
É o único jogador de voleibol que ganhou a medalha de ouro olímpica na variante voleibol indoor e voleibol de praia. Atualmente é treinador de voleibol. Altura: 1,88m. Nasceu a 3 de novembro de 1960.
Feminino: Regla Torres é uma ex-jogadora de voleibol cubana.
Tricampeã olímpica, em 1992, 1996 e 2000. Jogava como central, atuando como uma implacável bloqueadora. Altura: 1,93m. Nasceu a 12 de fevereiro de 1975.



Minha Jogadora Preferida
A minha jogadora preferida é a Joana Polido, mais conhecida como “Pó”, jogadora portuguesa com 1,97m de altura, nascida em 8 de Agosto de 1992, ex-jogadora da PEL (minha equipa) e atualmente jogadora do Belenenses, onde já tinha jogado anteriormente.
Foi também a minha primeira treinadora na PEL quando eu tinha 7 anos e a causa de eu ser jogadora de voleibol.





Eu jogo voleibol desde os 7 anos, jogo na PEL, no escalão de Minis A, onde jogamos em equipas de duas jogadoras.
O ano passado a minha equipa ganhou a medalha de primeiro lugar na Seixalíada, e a medalha de terceiro lugar no campeonato regional da AVL, entre mais de 40 equipas participantes.
Eu treino 3 dias por semana, ao final do dia, e quase todos os fins-de-semana temos torneios.
Este ano já joguei na equipa masculina, com três meninos, porque eles não tinham mais nenhum jogador para completar a equipa e ganhámos os jogos todos.


TRABALHO REALIZADO PELA MARIANA


Barmaid


Bartender é o profissional do ramo da coquetelaria ( fazer bebidas, cocktails...), que trabalha em bares ou outro estabelecimentos comerciais servindo bebidas alcoólicas ou não alcoólicas aos clientes.

                      

Este é o bar do meu pai
Situa-se: Bairro Alto, Travessa da Queimada º17 em Lisboa.
Nome: Bar 17
Horário Verão: Terça a Quinta das 19h00 ás 2h00
                            Sexta e Sábado das 19h00 ás 3h00

Horário de Inverno: Quinta das 19h00 às 2h00
                                    Sexta e Sábado das 19h00 às 3h00




É um cocktail bar onde podem ouvir música, conviver com os amigos beber uma bebida.
No bar vende se muito cocktails clássicos como a caipirinha, mojito , morangoska e muitos outros sempre com a melhor qualidade.
 O bar abriu dia 10 de Junho de 1984 e está aberto até ao dia de hoje.
                 



                       Como fazer uma caipirinha?

Ingredientes:
1 lima
Açúcar amarelo
Cachaça
Gelo

Modo preparação:
Corta se a lima em 8 tiras, mete se no copo com juntamente 1 colher de açúcar amarelo, com um pilão esmaga se a lima e o açúcar de forma a fazer um suco, logo a seguir adiciona se uma dose de 0.5cl de cachaça e por fim mete se o gelo picado. Vai para o shaker onde vai ser mexido e passa se de novo para o copo onde é pronto a servir.


TRABALHO REALIZADO POR MIA
                      


O adeus à minha escola


A escola onde eu ando chama-se EB1 Alto do Moinho.
Entrei para o 1º ano com 5 anos, hoje com 9 anos estou prestes a deixar a escola que me viu e ajudou a crescer.





Na escola sinto me feliz!
Todos os dias aprendo coisas novas com a minha professora, gosto muito dela e das outras duas professoras que também me ajudaram neste caminho.
Na escola gosto de poder frequentar a biblioteca e requisitar livros para levar para casa.



Adoro estar no banco dos sonhos e aproveitar o solinho nos meses mais quentes. É ótimo quando posso andar de baloiço no recreio. Tenho alguns amigos muito especiais com quem gosto de brincar.



Gosto de almoçar no refeitório, a comida é muito boa!
As auxiliares são simpáticas e amigas das crianças.
Foi muito bom poder participar em várias atividades juntamente com os meus colegas.






Chegou a altura de me despedir desta que foi a minha família durante 4 anos.
Vou ter saudades de tudo, de todos, obrigada!




 TRABALHO REALIZADO POR NICOLE.



O Pai Natal











 





















O Pai Natal é uma personagem que marca o Natal de muitas crianças, nesta época natalícia. O Pai Natal é conhecido por trazer presentes no dia 24 de dezembro às crianças que se portaram bem durante o ano. Como é normal, o Pai Natal tem nomes diferentes em cada país, por exemplo, na Alemanha é chamado de Nikolaus, nos países latinos de Papá Noel, no Brasil de Papai Noel, nos Estados Unidos e Canadá de Santa Claus, na França de Père Noël e no Reino Unido de Father Christmas.










              







A História do Pai Natal
Acredita-se que o Pai Natal surgiu sob a figura histórica de São Nicolau, um arcebispo da antiga cidade de Mira que se situa na Turquia, no século IV. É sabido que Nicolau costumava ajudar, de forma anónima, as pessoas em dificuldades económicas, colocando um saco com moedas de ouro nas chaminés das casas dessas pessoas. Foi por esta razão declarado santo e foram-lhe atribuídos muitos milagres. É por isso que associaram o Pai Natal à figura de São Nicolau, porque este também entrega as prendas pela chaminé. A sua transformação num símbolo natalício, tal como hoje o atribuímos, começou na Alemanha e rapidamente se divagou pelo resto do mundo. Quem deu força a esta figura do Pai Natal foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega que escreveu um poema intitulado Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para os seus seis filhos. Neste poema, já se referia o trenó puxado pelas renas, tal como a figura de um homem velhinho e que entrava pela chaminé para dar os presentes. Apesar da figura de São Nicolau ser retratada com os seus trajes de arcebispo, atualmente a figura do Pai Natal, tem características diferentes. Associamos a sua figura a um homem gordo, velho, com uma enorme barba branca e com uma roupa vermelha. Esta imagem tornou-se popular no século XX (1931) nos Estados Unidos, sobretudo devido à influência da Coca-Cola, que divulgou um anúncio com o Pai Natal vestido desta maneira. Esta imagem foi-se reforçando através da publicidade, músicas e filmes, mantendo-se até hoje.


O Pai Natal vive no Polo Norte, onde está sempre a nevar, no entanto a noção do local onde ele vive varia de país para país. O Pai Natal vive com a Mãe Natal e os duendes são os seus ajudantes, de maneira a conseguirem todas as prendas para os meninos e meninas. São as renas que puxam o seu trenó voador, de maneira a chegar a todas as chaminés das casas. Nesta altura do ano é muito comum as crianças enviarem cartas com a sua lista de presentes para o Pai Natal.
Rolagem: Horizontal: Luis Mendes, nº 11, 4º BGostei muito de fazer este trabalho e decidi fazer sobre o Pai Natal, porque o Natal é uma das minhas alturas favoritas do ano e queria saber mais sobre a história de uma das minhas personagens favoritas.

 TRABALHO REALIZADO PELO LUÍS


INAZUMA ELEVEN




Esta é a melhor equipa do campeonato, juntos conseguem derrotar qualquer equipa até o OGRE. E eles são muito fortes quase os melhores do campeonato.
Os jogadores da equipa Inazuma Eleven são de cima para baixo e da esquerda para a direita:
A Aphrodi é muito forte, tal como a sua equipa antiga, os Fire Dragons.
A Kazemaru é uma excelente defesa e atacante.
A Ranmaru é também muito forte, tem a mega transformação da sua irmã.
O Endou Canon é muito bom atacante e ágil.
O Shuu é óptimo atacante e o seu avatar é muito poderoso tal como a sua equipa antiga os Zewo.
O Yuto é muito amigo do Guenji e do resto da equipa, juntos dão chutos fortes para caramba.
O Guenji é um excelente atacante graças à sua força e agilidade.
A Kinaku é óptima na defesa e a sua determinação, pui nem se fala, seja como for ela nunca desiste.
O Victor é super forte e o seu avatar é um cavaleiro, ele junto com a sua equipa é imparável.
O Arien é um óptimo atacante e um óptimo defesa e o seu avatar é de Pégasus.
O Endou Marmuro é o capitão da equipa e além de não ser do tempo dos avatares ele também tem avatar, está coberto de raios.
E finalmente o Ricardo que também é um excelente defesa e atacante.




 TRABALHO REALIZADO PELO RUBEN



Eu gosto de música! 

Este trabalho é sobre uma cantora americana, que se chama Nina Simone.  
A minha música preferida da Nina Simone: https://www.youtube.com/watch?v=1vDZsABHUbQ 
Esta música tem 53 anos (foi feita em 1965). 
Eu gosto desta música porque recordo-me do meu pai. 

Cantora: Nina Simone  
Quem foi? Foi pianista, cantora, compositora e lutou contra o racismo na América. 
Quando Nasceu? Nasceu no dia 21 de fevereiro de 1933 
Quando morreu? Morreu no dia 21 de abril de 2003 

  TRABALHO REALIZADO POR SANTIAGO


TUBARÃO
  
Os  primeiros  tubarões  conhecidos  viveram  há  aproximadamente  400 milhões  de  anos, isso quer dizer que o tubarão já nadava pelos oceanos há 449 milhões de anos e 600 mil anos antes da nossa existência.
Os estudos dos fósseis dos tubarões mostram que esses peixes tiveram pouquíssimas mudanças  nas suas caraterísticas ou , em outras palavras , eles são fósseis vivos.
Todos os tubarões são peixes.
Os tubarões têm um super olfato, são capazes de sentir o cheiro de uma gota de sangue em 2 milhões de litros de água.

As mais  conhecidas  espécies  são:
Tubarão branco, tubarão tigre, tubarão mako e o tubarão martelo.



São vertebrados aquáticos que respiram através de guelras e nadam graças às barbatanas que têm para além do seu esqueleto cartilaginoso.
Os seus dentes não estão fundidos nas maxilas e substituem-se de forma  bastante rápida.
A forma, o número e a disposição dos dentes dos tubarões variam entre as espécies. Normalmente, uma série funcional pode ter até 60 dentes incluindo os dispostos no maxilar superior e no inferior. Um tubarão pode perder até 30 mil dentes ao longo de sua vida. Sempre que um cai, nasce outro no lugar.

A maior parte dos tubarões têm o corpo alongado e de forma cilíndrica.
Em cada lado  da cabeça têm entre  cinco  a sete fendas branquiais, apesar de algumas espécies terem  uma abertura adicional chamada espiráculo . Muitos deles têm o focinho pontiagudo.
O tubarão é um dos predadores mais temidos da natureza. A alimentação dos tubarões varia muito de acordo com as diferentes espécies.




 TRABALHO REALIZADO PELA SARA


Wonderland

A feira de Natal que todos aguardavam está de volta, De 1 Dezembro a 1 Janeiro, no Parque Eduardo VI em Lisboa.

Eu gostei muito de ir ao wonderland , é uma feira muito grande com muitas coisas, desde atrações como a casa do pai natal, a roda gigante e a pista de gelo.
Fui com os meus país, o meu irmão e a namorada há inauguração e foi muito fixe, vi as pessoas a ligarem as luzes da feira e depois fui andar na pista de gelo e ainda comi uma bifana  que estava muito boa.

A pista de gelo habitual que dá para mais de 100 pessoas patinarem ao mesmo tempo, gratuitamente. Para os mais pequenitos haverá uma espécie de aldeia Natal onde podem tirar a fotografia com o Pai Natal e uma série de atividades para se entreterem. Além de todas estas atracões, conte com uma série de banquinhas com produtos regionais, roupa, acessórios e peças de artesanato, para ir riscando da lista as primeiras compras de Natal. É um autêntico País das Maravilhas natalício.



TRABALHO REALIZADO PELO TOMÁS.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novidades do 1º semestre do 1ºA - 2023-2024

POEMAS DE OUTONO

Acrósticos do Outono